Antes que o hype te faça odiar…Benjamin Booker.



É comum nos anos 2000 a prática de hypar certas bandas onde se encontra possibilidade de comercialização.
A prática de hypar é bem antiga, praticamente desde que existe indústria fonográfica. Mas o lance é que com a vinda da internet, e ainda mais, o Facebook, você pode sentir certas bandas martelando na sua cabeça mesmo que você realmente não queira.
E, ao menos que você se tranque no banheiro até o hype passar, vai ouvir falar dessas bandas.
Foi assim com praticamente todas as “grandes bandas” dos anos 2000 e 2010. Quem vai salvar o rock? Strokes, Arctic Monkeys? Tame Impala? Bla bla bla.

Outra prática comum, só que agora de quem se diz “entendido” de música, é odiar as bandas propagadas pelo tal hype.
Já caí do cavalo e me surpreendi tanto com essas bandas, que hoje em dia dou chance para todas. Independente do quanto falam por aí, ou toquem na 89 fm. Enfim...

Meu faro me diz que o próximo grande hype será em cima deste cara, Benjamin Booker.
O disco dele sai oficialmente amanhã, então se prepare e segure sua onda, porque o cara é realmente bom e vai estar todo mundo falando dele. 
Então, antes de começar a odiá-lo, dê a ele uma chance. 

Benjamin nasceu na flórida no ano de 1989, mudou-se há dois anos para Nova Orleans para tentar a sorte como músico. Começou tocando e cantando violão sozinho, tempos depois passou a ensaiar com seu amigo de longa data Max Norton na bateria e por fim encorporou Alex Spoto no baixo.

Seu som tem o dom de agradar gregos e troianos. Timbres de guitarra excelentes, sempre abrilhantados com um pouco de Fuzz (em alguns momentos muito Fuzz), um vocal suave e rasgado ao mesmo tempo, que poderia facilmente emular a voz de Kurt Cobain, mas que tem uma personalidade muito forte (me lembra um pouco o vocal do Phil Lynott do Thin Lizzy). 
Músicas que são tanto pra sacudir o esqueleto, quanto para ouvir em casa, tranquilo.



Há músicas em seu disco que vão mais pro lado do folk, em outros mais psicodélicos, mas em geral é um Garage Pop (inventei agora o termo). Tudo executado com muito bom gosto.
Com um single poderoso, Violent Shiver, esse rapaz de 25 anos vai longe.

Além de que ele é apadrinhado por ninguém menos do que Jack White. Que já há algum tempo vem rasgando elogios pro rapaz (ele diz que Jack foi seu primeiro herói na guitarra), inclusive chamando-o para abrir seus shows. 
Até agora ele já coleciona excelentes participações em programas como David Letterman, Conan O'Brien e KEXP.
O hype virá e não será pouco: bela voz, bom single, Jack White, Fuzz. O que não faltam são tags para hypar o nome de Booker.


Toda sorte do mundo pra ele enfrentar bem essa barra, porque talento ele já tem.

Nesta página do The Guardian você consegue ouvir o disco inteiro do rapaz em Stream.
http://www.theguardian.com/music/2014/aug/11/benjamin-booker-benjamin-booker-exclusive-album-stream


Nenhum comentário:

Postar um comentário